Primeiros passos no TikTok para artistas
O TikTok é um aplicativo de rede social para smartphones que permite aos usuários gravarem vídeos curtos, onde podem escolher um fundo musical e dublar a letra, inserir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade da forma que desejar, já que são muitas possibilidades.
O aplicativo original, que se chamava Musical.ly, permitia usar recursos de sincronização labial, removidas quando a empresa responsável foi comprada pela ByteDance e o seu app foi fundido a outro que já se chamava TikTok.
A empresa ByteDance também é responsável pelo aplicativo de streaming Resso, que tem crescido muito em popularidade aqui no Brasil. Além da qualidade alta dos áudios no sistema, o Resso também funciona como rede social, onde o ouvinte pode interagir e conversar com os cantores e bandas dentro da plataforma.
Voltando ao Tiktok, ele ficou muito estigmatizado por causa do excesso de “dancinhas”, mas a verdade é que ele, se for bem usado, é mais uma excelente opção de divulgação para o artista.
Após fazer o download e abrir o app pela primeira vez, a artista terá acesso à tela inicial, com as criações mais recentes de outros usuários. O primeiro passo é criar uma conta na rede social através do ícone de perfil no canto inferior direito da tela. Para o artista criar uma conta, ele pode fazer isso do zero ou usar perfis já existentes do Facebook, Twitter ou Google.
Uma vez cadastrado, o artista já pode criar seus próprios vídeos, clicando no sinal de “+” no centro da tela para abrir a ferramenta de criação.
No modo de criação, o artista pode captar vídeos através da câmera do celular, definindo a duração do mesmo nas opções acima do disparador, entre três minutos, 15 e 60 segundos. Ou também fazer o upload de um vídeo ou imagem do seu smartphone. É nesse menu que acessamos recursos na tela de criação como adicionar som, velocidade de vídeo, filtros, efeitos, temporizador, locução e legendas, entre outros.
Como em toda rede social, o artista precisa cuidar do seu perfil. É nele que ele pode:
– Editar as informações e mudar a imagem de perfil em “Editar perfil”;
– Navegar pelos seus favoritos, no ícone ao lado do botão “Editar perfil”;
– Verificar o total de seguidores e acompanhar o total de curtidas nos conteúdos;
– Navegar pelas publicações;
– Ver os conteúdos criados e salvos no rascunho, no ícone de cadeado;
– Encontrar novos amigos, no ícone de bonequinho com sinal de mais, no canto esquerdo superior;
Para finalizar, mesmo que o artista não tenha interesse em “entrar” em mais uma rede social, eu sugiro que ele, pelo menos, crie uma conta no Tiktok, sem compromisso, para experimentar as opções e funcionalidades do aplicativo.
Seja o primeiro a comentar!