E quando a sua música cai no perfil de outro artista?

E quando a sua música cai no perfil de outro artista?

O que fazer quando os lançamentos de outro artista entram no seu perfil? Ou vice-versa?

Existem duas situações possíveis quando o artista disponibiliza suas músicas nas plataformas digitais.

Situação 1 – É o primeiro lançamento, ele não tem um perfil de artista nas plataformas digitais e precisa marcar a opção CRIAR ARTISTA NOVO ou algo parecido, dependendo do sistema que é usado.

Situação 2 – Não é o primeiro lançamento, ele já possui perfil de artista nas plataformas digitais e precisa marcar o SEU PERFIL já criado para que a agregadora direcione o lançamento para o perfil correto.

Porém, apesar de o artista seguir corretamente as instruções da situação um ou da situação dois, existe a possibilidade de acontecer essa “mistura” de perfis, principalmente na questão das bandas e artistas homônimos.

Infelizmente essa é uma ocorrência mais comum do que deveria.

A boa notícia é que é possível resolver isso, seja retirando o single de algum artista com nome semelhante do seu perfil, seja retirando o seu single do perfil de algum artista com o mesmo nome.

Para resolver isso, o artista vai precisar do suporte do seu agregador. Nesse caso, ele deve facilitar o máximo possível o acesso do agregador as informações para que eles possam agilizar as correções no menor período de tempo possível.

Então, antes de abrir o ticket de suporte, entre no aplicativo que você quer fazer a separação e anote os dados abaixo:

1 – URL da sua página de artista

2 – URL da(s) página(s) de artista(s) incorreta(s)

3 – Códigos UPCs dos lançamentos afetados

Faça essa relação por aplicativo. Se o lançamento “misturou” no Spotify, faça a relação com os dados do Spotify. Se o lançamento “misturou” na Deezer, faça a relação com os dados da Deezer. Se o lançamento “misturou” na Resso, faça a relação com os dados da Resso. E assim por diante, criando uma relação com todos os dados, para cada uma das plataformas.

Após você anotar tudo, plataforma por plataforma, é hora de abrir um ticket e enviar uma solicitação para o suporte do seu agregador. A partir desse ponto, é só acompanhar as respostas da equipe de suporte.

A má notícia é que, geralmente, o agregador consegue resolver esse problema nos aplicativos mais usados e mais conhecidos. E existem alguns, menos usados e menos conhecidos, que eles não conseguem resolver. Essa é a informação que se tem até o fechamento desta edição.

Porém existe um problema que tem um enorme potencial de estressar qualquer um. O indivíduo abre o ticket, a agregadora resolve a situação, mas passa um tempo e aquele homônimo, que caiu errado no seu perfil, lança algum outro produto e “cai” no seu perfil novamente. E lá vai o artista fazer todo o procedimento novamente para resolver. Um verdadeiro “enxugar de gelo”.

Para resolver isso de forma eficaz, nós sugerimos que o artista ou alguém da sua equipe tente fazer contato com o “homônimo”, explicar para ele a situação e pedir que ele realize a correção pelo lado dele também.

Dessa forma, se o erro for dele na hora de fazer o upload para o sistema, é provável que o artista não esteja marcando o perfil correto e passará a atentar nas próximas vezes.

Sobre o autor | Website

Editor-chefe do portal SuperGospel. Sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Exerce ainda a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e a função de direção-geral da gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.

O Guia Definitivo para artistas independentes e profissionais da música alavancarem suas carreiras e passarem a viver de sua arte de forma sustentável.

Sim! Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!