E quando o YouTube te notifica em relação ao seu videoclipe?

E quando o YouTube te notifica em relação ao seu videoclipe?

Neste capítulo vamos abordar um problema recorrente no momento de lançamento de um videoclipe no YouTube.

Já entendemos que o artista só consegue lançar sua música nas plataformas digitais através de um agregador. E no momento em que esse áudio é disponibilizado no streaming é gerado no YouTube um “CONTENT ID” do fonograma.

“O Content ID é o sistema automatizado do YouTube que permite que os detentores de direitos autorais identifiquem os vídeos que incluem o conteúdo pertencente a eles. “

Quando o artista disponibiliza a música na agregadora e a agregadora disponibiliza em todas as plataformas digitais, incluindo o YouTube, o Content Id entende que é a agregadora que possui os direitos sobre a faixa.

Por isso que, na maioria das vezes, sempre que o artista realiza o upload do seu vídeo no YouTube ele recebe uma notificação informando que não pode monetizar aquele conteúdo.

Imediatamente o artista já se preocupa com algo do tipo: “Como assim? Essa música é minha. Como que eu não possuo os direitos sobre ela?”

Mas calma porque tudo tem solução.

Primeiro é válido registrar que o fato de ter recebido a notificação é algo positivo, pois é uma segurança que a música realmente está sendo monitorada pela sincronização do Content Id, ou seja, se outro canal usar a música, também será notificado.

Lembrando que essa notificação não é um STRIKE. É apenas um aviso. As reivindicações do Content Id afetam apenas os vídeos, não afetam o canal ou a conta.

“Strike é um aviso criado pelo YouTube para reforçar as diretrizes da comunidade. Com três strikes dados pela plataforma, o usuário tem seu canal deletado”.

Essa notificação indica que o clipe não será monetizado pelo artista, mas pela sua agregadora. E qualquer outro canal que usar a música também não poderá monetizar o conteúdo e toda receita que for gerada também irá para a agregadora e depois para o artista.

Ah! Mas eu já tenho meu canal monetizado e eu quero gerenciar minha monetização no YouTube!

Caso o artista já tenha o canal monetizando ele pode fazer contato com o suporte e solicitar o CLAIM, enviando o link original do clipe para o atendente. O processo é simples e, geralmente, a liberação é realizada em menos de 24 horas.

“Claim” é o termo usado para a remoção do Content Id para que o próprio artista cuide da sua manutenção.

Vale registrar aqui que, para o artista gerenciar a sua monetização ele precisa respeitar algumas condições do YouTube como:

– Alcançar 10 mil visualizações totais nos vídeos do canal;

– Conquistar 1.000 inscritos no canal

– Manter 4.000 horas visualizadas por ano (12 meses)

Se o canal do artista ainda não atende a essas regras, a melhor opção para ele é deixar o agregador cuidando do monitoramento e recebimento das receitas.

Sobre o autor | Website

Editor-chefe do portal SuperGospel. Sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Exerce ainda a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e a função de direção-geral da gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.

O Guia Definitivo para artistas independentes e profissionais da música alavancarem suas carreiras e passarem a viver de sua arte de forma sustentável.

Sim! Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!